Dicas de Saúde 09 de Abril de 2014

Olfato e memórias

 

Assim que se sente um cheiro pela primeira vez, ele fica armazenado para sempre na memória olfativa. É por essa razão que quando você sente um aroma agradável, imediatamente é acometido por uma sensação boa, como se estivesse vivendo a cena na qual o primeiro registro olfativo foi feito. 

O sentido do cheiro influencia de maneira intensa o comportamento humano e provoca reações psicofisiológicas inconscientes de calma, agressividade, saudade, medo, estímulo sexual e tantas outras quantas forem as circunstâncias nas quais o cheiro foi registrado.   

 

Considerado um sentido ainda desconhecido, o olfato humano pode distinguir até 10 mil cheiros diferentes, ao passo que o paladar, um dos mais desenvolvidos, pode avaliar somente cinco gostos. 
 

 
O cheiro não tem decodificação racional e é 100% emocional, o que implica que cada pessoa tenha uma paleta olfativa muito peculiar. Desta forma, cada um pode reagir de forma diferente ao mesmo cheiro. 
 
A ampliação dos estudos em aromaterapia também agrega pontos favoráveis à saúde. Aromas são cada vez mais utilizados para baixar níveis de ansiedade, estimular o indivíduo à ação num quadro depressivo, controlar ataques de pânico, etc. Tudo isso por estar, como já vimos, o olfato intimamente ligado à região cerebral que controla as emoções.Fonte: Unimed Brasil

Unimed Barra Mansa
Rua Juiz Antônio Cianni, n°55 Centro
Barra Mansa - RJ