Notícia 18 de Julho de 2014

Autoestima é a maior aliada da nossa saúde

 A autoestima age como uma vacina que te imuniza contra todos os tropeços e declives prolongados que a vida possa apresentar. Ela é capaz de nos fazer ser fortes, driblar ou suportar as crises, as emoções fortes, as dores e as doenças. 

Infelizmente não é possível controlar o que acontece no mundo, a única coisa sobre a qual se tem total controle é sobre você. Quando se está bem consigo, quando você se admira, se orgulha do que é ou faz, presta atenção nas emoções e nos seus limites e sabe ouvir seu corpo quando ele pede um descanso, está contribuindo para uma vida mais saudável.

Um estudo realizado pelo Centro Internacional para Saúde e Sociedade, de Londres, enfatiza essa ligação direta entre autoestima e saúde. De acordo com a pesquisa, pessoas com autoestima muito baixa têm uma diminuição da atividade do sistema imunológico e, consequentemente, um risco maior de desenvolver doenças como: infartos, acidentes vasculares cerebrais (AVC), doenças respiratórias e gastrointestinais.

A autoestima tem ligação com paz interior, tranquilidade nos pensamentos e uma percepção de se sentir presente. Que tal tirar uns dias para ficar com você?  Vá para um lugar bonito na natureza ou na sua casa, apenas relaxe e faça o que lhe dá prazer, colocando em ordem as suas coisas e jogando fora o que não interessa mais. Ter um tempo para se dedicar a você é o começo de tudo.

Confira as dicas para melhorar a autoestima

  • Busque a autoestima dentro de você. Banho de loja ou carro novo pode ser momentaneamente prazeroso, mas não recuperam a autoestima.
  • Procure o autoconhecimento. Quais são as suas qualidades? Seus pontos fortes? Quais são seus limites? Como isso o preocupa e o que faz diante desses limites?
  • Transforme os lamentos em ação. Estabeleça metas viáveis e vá atrás. Persevere e não se compare com ninguém.
  • Não tente atingir a perfeição e foque-se antes em atingir objetivo. Há quem fique paralisado na busca da perfeição.
  • Encare os erros como oportunidades para aprender. Aceite os seus erros como normais, porque fazem parte da experiência do humano, todo mundo os comete. Errar faz parte da aprendizagem e do crescimento pessoal.
  • Cultive a assertividade. A capacidade de expressar seus direitos, sentimentos e emoções sem hostilidade e levando em conta o direito do outro.
  • Desenvolva a empatia. Procure se colocar no lugar do outro.
  • Pare de ter pensamentos negativos acerca de si. Comece a pensar nas suas qualidades e nos aspectos positivos que ultrapassam as partes negativas. Quando der por si pensando negativamente, substitua esse pensamento por algo positivo sobre si.
  • Experimente novas atividades e novas abordagens para enfrentar os problemas.
  • Caso essas dicas lhe pareçam difíceis, não se envergonhe! Procure ajuda psicoterápica.

 

 

Fonte : GNT/ Saúde Uol

Unimed Barra Mansa
Rua Juiz Antônio Cianni, n°55 Centro
Barra Mansa - RJ