Notícia 31 de Julho de 2014

Nossa memória é mais favorável às boas lembranças

Vamos fazer um exercício: pense sobre sua última viagem. Quais são as primeiras lembranças que vêm à cabeça? Provavelmente são situações agradáveis. Alguns problemas ocorridos não estão neste primeiro plano de lembranças, não é? Vamos para outro momento: Reflita sobre uma festa ou evento que planejou. Quais foram às lembranças que surgiram? Possivelmente são memórias de emoção, felicidade e sucesso. Há uma explicação para isso!

 Em 1930 já existiam estudos que tratavam sobre a prioridade de armazenamento das memórias positivas. Na época, foram entrevistadas várias pessoas a respeito de episódios ocorridos ao longo da vida – os entrevistados precisavam classificá-los como “agradáveis” ou “desagradáveis”. 

Ao longo dos anos, mesmo com todo o aprimoramento em pesquisas e métodos, os resultados seguiram a mesma linha.  Independentemente do país e do contexto social dos participantes, todos tendiam a armazenar mais lembranças dos momentos bons do que das situações ruins.

Segundo os psicólogos, as pessoas que possuíam dificuldade para lembrar com mais frequência das recordações positivas, em boa parte dos casos apresentavam um quadro de depressão grave. 




Fonte: Site BBC / Site Manual de Sonhos
Designer: Ana Carla Bortoloni

 

Unimed Barra Mansa
Rua Juiz Antônio Cianni, n°55 Centro
Barra Mansa - RJ