Notícia 30 de Outubro de 2014

Osteoporose é tema de palestra no Programa Melhor Idade

 Com o aumento do número de casos de osteoporose entre os participantes do Programa Melhor Idade, o Núcleo de Medicina Preventiva da Unimed Barra Mansa resolveu promover uma palestra de conscientização sobre o tema, sendo ministrada pela nutricionista do Núcleo, Michelle Vidal (CRN-10100516), que desenvolveu o tema de forma clara e em formato de bate-papo para que todos participassem e esclarecessem suas dúvidas.

 
O que é Osteoporose?
 
As células que compõem os ossos estão se renovando constantemente e, para que esse processo se concretize, nosso organismo utiliza principalmente o cálcio. Quando essa renovação celular não se conclui de forma satisfatória, os ossos ficam com sua massa diminuída, o que deixa o esqueleto mais sujeito às fraturas - é o que chamamos de osteoporose.
 
A osteoporose atinge principalmente mulheres após a menopausa e idosos de ambos os sexos, causando problemas de postura e perda de altura, além do já mencionado maior risco de fraturas. Entretanto, a osteoporose é uma doença que pode ser prevenida e tratada.
 
Causas

  • Fatores genéticos
  • Hábitos alimentares irregulares
  • Menopausa
 
 
O cálcio e a vitamina D
 
O cálcio pode prevenir ou impedir a progressão da osteoporose. Na população mundial apenas 50-60 % dos adultos e 10-20%  dos adolescentes ingerem a quantidade suficiente de minerais recomendada pela Organização Mundial da Saúde.

Vários nutrientes, em especial a vitamina D, ajudam a aumentar a absorção de cálcio pelo organismo, tendo um importante papel na osteoporose. Uma adequada ingestão de cálcio é importante para manter os níveis do mesmo no sangue e para proteger a perda óssea.

Na maioria dos casos de osteoporose, acaba sendo necessária a reposição oral através de suplementos de cálcio. Porém, serve o alerta para a necessidade de uso do cálcio e vitamina D sempre com prescrição médica devido à possibilidade de efeitos colaterais e complicações do tratamento.
 
                            
Raios Ultravioleta (UVB)
 
A exposição aos raios solares por 15 a 30 minutos diários, sem o uso de protetor, melhora a absorção do cálcio no organismo. O sol está ligado diretamente com a vitamina D, nutriente essencial para o fortalecimento dos ossos. Tomar sol pode ajudar a manter a quantidade de massa óssea e evita o desenvolvimento de ossos ocos, principal característica da doença.
A nutricionista Michelle Vidal reforça algumas recomendações sobre o processo. “A exposição deve ser feita sempre antes das 9 h e depois das 16h por no máximo 30 minutos. Se possível, com braços, pernas e barriga descobertos, pois são áreas de maior absorção dos raios ultravioleta”- afirma.
 
 
 
Atividade Física e dieta balanceada
 
A prática de atividades físicas e a alimentação saudável com o consumo de alimentos ricos em cálcio devem fazer parte do cotidiano dessas pessoas. A atividade física influencia na força muscular e na agilidade, o que favorece a formação de massa óssea. Um plano de exercícios desenhado individualmente também pode ajudar no processo de reabilitação e aliviar dores.
 
De acordo com a Nutricionista Michelle, é importante conversar com o médico sobre o tipo de atividade que é recomendada, pois cada caso possui suas peculiaridades e é essencial fazer um plano de exercícios com profissional da área. Michelle recomenda também o auxílio do nutricionista para aliar uma dieta balanceada específica para o paciente aos exercícios e medicamentos prescritos pelo médico.
 
 
Densitometria óssea
 
A Sociedade Brasileira de Densitometria recomenda a realização do exame de densitometria óssea nos seguintes casos:
  • Mulheres de 65 anos de idade ou mais e homens a partir dos 70 anos, independentemente dos fatores de risco;
  • Mulheres jovens na pós-menopausa e homens entre 50 e 70 anos de idade com algum fator de risco mais importante;
  • Homens com idade inferior a 70 anos e com fatores de risco para fraturas;
  • Mulheres na transição da menopausa com fatores de risco específico, associados com o risco aumentado de fratura, tais como baixo peso, fratura anterior por fragilidade e aumento do risco por uso de medicação;
  • Adultos com uma fratura após os 50 anos;
  • Adultos com artrite reumatóide ou em uso de corticóide em dose alta por mais de três meses, associado a baixa massa óssea ou perda óssea;  
  • Qualquer pessoa que irá iniciar ou esteja em tratamento específico para osteoporose;
  • Qualquer pessoa que não esteja sendo medicada, mas que na comprovação de perda de massa óssea deverá ser tratada;
  • Mulheres que tenham interrompido tratamento com estrógeno.
 
 
Prevenção e Tratamento
 
A osteoporose pode ser prevenida e tratada. A dieta rica em cálcio é fundamental, tanto para quem desenvolveu o problema quanto para quem quer preveni-lo. Os derivados do leite e alguns outros alimentos são fonte da substância. Um copo de leite tem 300 miligramas, um copo de iogurte tem cerca de 400 miligramas e uma fatia grande de queijo tem 200. Brócolis, espinafre, couve e peixe são outros alimentos que devem ser consumidos.
 
A produção de vitamina D, obtida através da exposição solar de 30 minutos diários, é outro ponto importante, além da atividade física regular que contribui para a saúde óssea. Exercícios com peso, caminhada e natação são boas opções. A prevenção deve começar ainda na infância.
 
As principais medidas são:  
•  eliminação de fatores de risco como álcool e fumo
•  exposição ao sol  
•  ingestão de leite e derivados  
•  uso de cálcio e vitamina D  
•  atividade física regular 
·         evitar ingestão de refrigerantes, sucos industrializados e alimentos embutidos
 
 
Cuidados
 
Além do tratamento médico, o paciente com osteoporose pode adotar medidas simples para prevenir as fraturas, como usar sapatos com sola de borracha, evitar tapetes, prestar atenção aos degraus e se apoiar em corrimãos, usar iluminação adequada em banheiros e manter pisos antiderrapantes no banheiro e no box. Todo cuidado é pouco depois de ingerir medicamentos que causam tonturas.
 
 
Confira a composição de cálcio em alguns alimentos do dia a dia:
 
Recomendação 1000 mg/dia
 
01 copo de leite
291-302 mg
 
 
01copo de iogurte
230-240 mg
 
01 fatia de queijo branco
200-210 mg
 
Couve cozida – 01 xícara
145-150 mg
 
Brócolis cozido – ½ xícara
180-190 mg
 
Espinafre – 04 colheres sopa
160-165 mg
 
Sardinha em conserva – 100 g
400-410 mg
 
Requeijão – 01 colh. de sopa cheia
170-175 mg
 
Flocos de aveia – 04 colh. sopa cheias
150-160 mg
 
Soja – 01 xícara
160-170 mg
 
 
Recomendações
 
·         Consulte seu médico sobre a necessidade eventual de utilizar suplementos de cálcio e de vitamina D;
·         Exponha-se ao sol no início da manhã ou no final do dia; o sol é importante na produção da vitamina D;
·         Habitue-se a praticar alguma atividade física pelo menos três vezes por semana;
·         Consulte o médico regularmente e faça o exame de densitometria óssea quando ele recomendar.
·         Prevenir fraturas consiste em identificar e modificar esses riscos. Para diminuir a fragilidade e aumentar a massa muscular, o indicado é promover mudanças de estilo de vida e adotar um programa de exercícios definidos e sob orientação de um profissional.
·
 
 
 
Cuide da sua saúde, procure um médico! Acesse o guia médico da Unimed Barra Mansa: http://www.unimedbarramansa.com.br/site/page/guia-medico.asp
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Unimed Barra Mansa
Rua Juiz Antônio Cianni, n°55 Centro
Barra Mansa - RJ