Dicas de Saúde 30 de Outubro de 2014

Adapte-se ao horário de verão

 Durma mais cedo

Para facilitar o ajuste do relógio biológico com a modificação de horário, dormir entre 30 minutos e 1 hora mais cedo, ajuda a atenuar a sensação de noite mal dormida e cansaço no dia seguinte.

 

Durma em ambiente adequado

Um quarto escuro e aconchegante faz com que o corpo saiba que é hora de dormir, principalmente por causa da ausência de luz.

 

Evite distrações antes da hora de dormir

Hábitos como mexer no computador, celular e assistir filmes de ação perto da hora de dormir, por exemplo, estimulam a produção de cortisol e adrenalina, hormônios que prejudicam o sono.

 

Pratique atividades físicas

A atividade física promove a liberação da endorfina e aumenta a temperatura corporal. É recomendado que se faça uma atividade física moderada no mínimo três horas antes de se deitar.

 

Tenha a alimentação como aliada

Alguns alimentos como banana, leite, hortelã e erva-cidreira estimulam a produção de melatonina, hormônio responsável pela indução do sono. Acrescentá-los à dieta ajuda a minimizar os efeitos do horário de verão.

 

Evite tomar café perto da hora de dormir

Café e outras bebidas que contêm cafeína estimulam o sistema nervoso central, o que dificulta o corpo a adormecer. O ideal é evitar esse tipo de bebida durante a noite, para não atrapalhar o sono.

 

 

 

 

Fonte: Veja Saúde

Unimed Barra Mansa
Rua Juiz Antônio Cianni, n°55 Centro
Barra Mansa - RJ