Dicas de Saúde 31 de Outubro de 2014

Novembro Azul alerta para diagnóstico precoce do câncer

No Brasil, câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, atrás do câncer de pele. Segundo o INCA – Instituto Nacional do Câncer - foram identificados mais de 60 mil novos casos da doença.
 
 
 
O que é?
 
A próstata é uma glândula presente nos homens, localizada abaixo da bexiga e à frente do reto. A próstata envolve a porção inicial da uretra, tubo pelo qual a urina armazenada na bexiga é eliminada. Ela produz cerca de 70% do sêmen, e representa um papel fundamental na fertilidade masculina.
 
 
O exame
O câncer pode ser descoberto inicialmente no exame clínico, um toque retal, exame que enfrenta a resistência de muitos homens, combinado com o resultado de um exame no sangue. Se detectado o tumor, só a biópsia é capaz de confirmar a presença de um câncer.  O toque retal identifica outros problemas além do câncer de próstata e é mais sensível em homens com algum tipo de sintoma. Homens a partir dos 50 anos devem procurar um posto de saúde para realizar exames de rotina.
 
 
Sintomas
 
Na fase inicial, o câncer da próstata não costuma apresentar sintomas. Quando surgem são parecidos com os do crescimento benigno da próstata: dificuldade de urinar e necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou a noite. Na fase avançada, a doença pode provocar dor nos ossos, problemas para urinar e, quando mais grave, infecção generalizada ou insuficiência renal.
 
Tratamento
 
O tratamento vai depender do estágio da doença, e pode ser feito com cirurgia, radioterapia, tratamento hormonal e algumas vezes apenas observação médica. Nos estágios iniciais da doença (tumores localizados e localmente avançados) a prostatectomia radical é indicação ouro. Consiste em uma cirurgia para retirada da próstata e apresenta altos índices de cura.
 
Fatores de risco
 
  • Idade
  • Histórico familiar
  • Estilo de vida irregular
  • Obesidade
  • Sedentarismo
 
Na prevenção
 
O núcleo familiar é a base estrutural do indivíduo. É essencial que nesse momento a família, seja por meio dos pais, filhos ou irmãos, ajude e aponte a necessidade de prevenção. Todo mundo sabe que quando um membro da família adoece, toda a família adoece, portanto, fique atenta e oriente os homens de sua família para procurar ajuda.
 
 
Um Toque, Um Drible - Campanha Nacional de Combate ao Câncer de Próstata
 
 
Uma pesquisa realizada no mês de maio de 2013 pela Sociedade Brasileira de Urologia com 5 mil homens revelou que 47% deles nunca fizeram o exame de toque retal, fundamental para detectar o câncer de próstata. Ao tomarem essa atitude, eles engrossam o número de possíveis acometidos pela doença, que atinge todos os anos no Brasil cerca de 60 mil homens, levando a óbito mais de 10 mil.
Para mudar esse panorama, desde 2010 o Instituto Lado a Lado pela Vida promove a Campanha Um Toque, Um Drible. A Campanha busca promover uma mudança de paradigmas em relação à ida do homem ao especialista e à realização do  exame de toque.
A Campanha Um Toque Um Drible, a começar pelo nome, que remete ao duplo sentido, entre o exame de toque retal e a “dar um toque”, um conselho, integra ações de conscientização entre homens, mulheres e também os jovens, para que a questão da saúde masculina seja um processo, construído ao longo da vida.
O público-alvo são homens a partir de 45 anos e grupos de participação ativa no processo de prevenção e cuidados, como família, parceiros e comunidade. Para alcançar os seus propósitos, a Campanha tem o apoio de importantes formadores de opinião, como o ex-jogador de futebol Zico.
 
Abaixo, algumas dicas de como se preparar para conversar com o seu médico
  • Escreva todos os sintomas que está sentindo. Importante: caso não sinta absolutamente nada, mas esteja na faixa etária acima de 45 anos, não deixe de fazer a consulta. Ela é importante para que você faça os exames preventivos.
  • Faça uma lista das medicações que você usa, incluindo vitaminas ou suplementos alimentares.
  • Convide um amigo ou parente próximo para ir com você ao médico, se for possível. Isso será importante para ajudá-lo a lembrar de tudo o que for discutido.
  • Se tiver resultados de exames feitos recentemente, leve-os com você. Podem ser uma referência importante na hora de o médico levantar o seu histórico.
  • Avise o médico se houver pessoas na sua família que tiveram câncer de próstata. Menos de 10% dos cânceres de próstata têm algum componente hereditário. Quanto mais jovem for o homem detectado com câncer de próstata, maior a probabilidade de haver um componente hereditário.
  • Faça uma lista de perguntas e dúvidas que você tenha, de forma que o médico possa esclarecê-las durante a consulta. Não se sinta intimidado: o médico é a pessoa mais indicada para solucionar as suas dúvidas e orientá-lo.
 Informações para a parceira
  • Ofereça ajuda para marcar a consulta com o urologista – quanto antes o tumor for detectado, mais fácil é o tratamento e maiores são as chances de cura.
  • Mostre apoio e compreensão. Afinal, no caso de um diagnóstico positivo, ele vai precisar muito da sua ajuda para superar a doença.
  • Encoraje-o a fazer o exame de toque, que é indolor e rápido. Procure convencê-lo de que esse exame não vai mudar ou atrapalhar a masculinidade dele, mas mostrar que ele é responsável com sua saúde.
  • Acompanhe-o no médico no caso de um diagnóstico positivo. O urologista vai indicar os tratamentos mais adequados para ele, e você o ajudará a segui-los à risca.
  • Vá com ele às sessões de quimioterapia, se ele quiser. Se ele permitir, isso significa que ele precisa do seu apoio e não quer estar sozinho neste momento difícil.
  • Compreenda as mudanças que acontecem no corpo dele. Os sintomas mais comuns dos tratamentos anticâncer são queda de cabelo e disfunção erétil temporária. Entenda que isso é normal e faz parte do processo.
  • Entenda que ele possa querer ficar sozinho para refletir sobre este momento difícil, porém, sinalize que você o ama e está ao lado dele para o que der e vier.
  •  Ajude-o na melhor forma de dar a notícia do diagnóstico aos filhos. Eles são muito importantes na vida do casal e em especial neste momento em que todos precisam estar unidos.
  •  Procure informa-se o máximo possível sobre o tema câncer de próstata, prevenção e tratamento. O seu interesse pode incentivar seu parceiro a se cuidar mais e melhor!
 
 
Procure um médico, cuide-se! Acesse o guia médico da Unimed Barra Mansa: http://www.unimedbarramansa.com.br/site/page/guia-medico.asp
 
 
 
 
 
 
 
Fontes: Ministério da Saúde, Instituto Nacional do Câncer, Portal Brasil, Um toque um drible. 

 

Unimed Barra Mansa
Rua Juiz Antônio Cianni, n°55 Centro
Barra Mansa - RJ