Dicas de Saúde 03 de Fevereiro de 2016

Aproveite o verão sem culpa

 

O verão tem tudo a ver com praia, piscina e muito sol. Mas, antes de começar a aproveitar o calor, é preciso considerar que o principal fator de envelhecimento precoce da pele é a exposição excessiva ao sol.

De acordo com a dermatologista Letícia Martins Guimarães, o uso de protetor solar UVA e UVB é muito importante para manter a saúde da pele. “Devemos sempre nos proteger da exposição solar excessiva, que pode culminar em reações agudas como vermelhidão, inchaço, ardência e bolhas na pele”, comenta a médica.

Para que o protetor seja eficiente, Drª Letícia explica que é preciso saber aplicá-lo. “O produto deve ser aplicado 30 minutos antes da exposição solar e necessita ser reaplicado a cada 2-3 horas. É importante lembrar da proteção dos lábios também, através de protetores específicos para essa área”, comenta.

Além do uso do protetor solar, a dermatologista destaca que algumas ações podem ajudar a proteger a pele dos efeitos nocivos do sol. “No verão, é importante priorizar a ingesta de líquido e alimentos frescos, que fornecem o aporte necessário para a renovação da pele. O uso de roupas frescas e chapéus também ajuda a proteger a pele” enfatiza.

 

Se você não usa protetor, cuidado! Além do envelhecimento precoce, a falta de cuidados pode gerar lesões graves, inclusive cancerígenas. Veja algumas dicas para você curtir o verão sem colocar em risco a saúde da sua pele.   

 

 

/ 

 

Unimed Barra Mansa
Rua Juiz Antônio Cianni, n°55 Centro
Barra Mansa - RJ