Notícia 24 de Agosto de 2016

Unimed BM promove palestra sobre Gestão do Conhecimento

Gerir o conhecimento é um grande desafio, devido à quantidade de informações que recebemos diariamente. Pensando nisso, a Unimed Barra Mansa promoveu na sexta-feira, 19, a palestra “Gestão do Conhecimento – Capital Intelectual na sua Empresa”. Realizada por meio de uma parceria entre a Cooperativa e o Sistema OCB/RJ - SESCOOP/RJ, a palestra contou com a participação de todos os funcionários e foi ministrada pelo professor e mestrando em Educação e Saúde, Edson dos Santos Ribeiro, o Edinho.

Na ocasião, o professor comentou que antes as empresas se preocupavam somente com resultados e, agora, elas se preocupam com o processo de conhecimento dos funcionários.

- Mais importante que apresentar resultados, é conhecer os processos que levam a ele. Hoje, o valor de ativos intangíveis é mais alto que o lucro bruto no mercado - afirmou Edinho, referindo-se à importância do conhecimento.  

Ao contrário do que muitos profissionais acreditam, o palestrante ressaltou que o compartilhamento de informações é essencial para o sucesso de uma empresa.

- Não basta ter conhecimento, é preciso compartilhá-lo. O conhecimento interdependente, compartilhado, permite a continuidade dos processos dentro de uma empresa, independente se o profissional que o transmitiu está presente ou não – alertou.

Em um mercado dinâmico, a busca constante por conhecimento está entre as vantagens competitivas de uma empresa. No entanto, tão importante quanto adquirir novas informações é saber como lidar com elas.

- Hoje o mercado exige inteligência competitiva. Além de adquirir conhecimento, o profissional precisa inovar. O trabalhador do conhecimento analisa as informações, comunica-se com a equipe, possui conhecimentos globais do negócio e especialização na área de atuação.  – enfatizou.

O professor falou, ainda, que existem dois tipos de conhecimento: o tácito – baseado na emoção, na vivência cotidiana; e o explícito, que é justamente o contrário, baseado na teoria e na razão. Ambos são fundamentais para o sucesso de uma empresa.

-Ter somente um tipo de conhecimento não basta. A união dos dois faz toda a diferença tanto na vida pessoal como na profissional – afirmou.

Após o término da palestra, a profissional do setor de Contas Médicas, Cárita Cunha Correa, falou da importância do encontro.

- A gestão do conhecimento é muito importante quando corretamente aplicada, pois estimula e facilita a integração entre as pessoas, permitindo que as informações estejam ao alcance de todos e contribuindo para o desenvolvimento da empresa.

A palestra é parte de uma série de ações promovida pela Unimed Barra Mansa, que visa melhorar os processos de trabalho na Cooperativa.

- Desde o início do ano, os setores estão sendo mapeados para que possamos melhorar o desenvolvimento dos processos. E esse encontro certamente ajudará os funcionários a entenderem melhor a importância da gestão do conhecimento, melhorando os nossos resultados – disse Simone Bruno, gestora de Recursos Humanos.

A palestra foi realizada em dois horários: das 8 às 10 horas e das 10 às 12 horas, para que todos os funcionários pudessem participar e trocar experiências.

 

 

 

Unimed Barra Mansa
Rua Juiz Antônio Cianni, n°55 Centro
Barra Mansa - RJ