Notícia 21 de Setembro de 2016

Os desafios do Alzheimer

 Certamente você já ouviu falar em Setembro Lilás. Este é o mês escolhido para que órgãos e instituições brasileiras promovam campanhas de conscientização sobre o Mal de Alzheimer, tendo o dia 21 como a data oficial para destacar informações sobre a doença. 

O Mal de Alzheimer é uma doença degenerativa, que compromete várias funções cerebrais, como memória, comportamento, linguagem e cálculo. Um dos grandes desafios da doença, segundo o neurologista e cooperado da Unimed Barra Mansa, Elder Machado Sarmento, é o seu diagnóstico precoce.

- O Mal de Alzheimer é um dos tipos de demência. E o fato de a pessoa estar com a memória ruim, não significa que ela tenha a doença. O seu diagnóstico é especificamente clínico, mas solicitamos exames complementares para descartarmos outros tipos de doenças cerebrais que podem simular demência - explica o neurologista.

Por isso, o diagnóstico precoce é fundamental para o sucesso do tratamento e a qualidade de vida do paciente.

- Quanto mais cedo diagnosticar a doença, melhor será o resultado do tratamento. Baseado em medicamentos, exercícios específicos, estimulação para novas atividades como pintura, estudo da música, dança etc. deve ser realizado sempre com o acompanhamento de uma equipe multidisciplinar. O tratamento medicamentoso feito no primeiro estágio da doença, ajuda a estabilizar a sua evolução, deixando mais lenta a sua progressão – comenta o médico.

Além do diagnóstico, outro grande desafio é fazer com que a família do paciente e o cuidador entendam e aceitem a doença.

- A perda da memória gera muita ansiedade nos familiares. Inicialmente, a alteração da memória é leve, mas piora progressivamente. O paciente se esquece, por exemplo, quem são seus filhos. É importante que os parentes tenham paciência e procurem conhecer a doença, porque o apoio familiar é fundamental para que o tratamento tenha sucesso - ressalta o médico.

Entre os principais fatores de risco do Mal de Alzheimer, o neurologista destaca a hereditariedade e a idade avançada.

- Nem todos os fatores responsáveis pela doença são conhecidos pela ciência. Mas a predisposição genética é um dos mais importantes. Se existe alguém na família com Mal de Alzheimer, o cuidado deve ser dobrado. Os portadores de doenças que comprometem a circulação sanguínea, como diabetes e hipertensão também devem ficar em alerta – ressalta Dr. Elder Sarmento.

Para evitar ou retardar o aparecimento da doença, é preciso ter bons hábitos, como manter uma alimentação balanceada, fazer exercícios físicos regularmente e evitar o fumo e o consumo excessivo de bebidas alcoólicas.

- Fazer atividades físicas melhora a circulação e contribui com a produção de hormônios ligados ao bem-estar. Uma pesquisa recente mostrou que os exercícios físicos têm grande impacto na prevenção e na melhora dos sintomas da doença, bem como aprender novas atividades que estimulem o cérebro – comenta o médico.

Responsável por 60% dos casos de demências, o Mal de Alzheimer não tem cura e, segundo a Organização Mundial de Saúde, acomete cerca de 35,5 milhões de pessoas no mundo.

Veja algumas dicas de como se prevenir do Mal de Alzheimer

- Priorize uma alimentação rica em folhas, verduras, legumes e frutas.

- Faça exercícios físicos pelo menos três vezes por semana, durante 30 minutos.

- Evite consumir gorduras saturadas.

- Evite hábitos como fumar e ingerir bebidas alcoólicas.

- Exercite o cérebro com novas atividades, sempre que possível.

- Realize atividades que promovam o bem-estar, como dançar, ler, escutar música etc.

- Mantenha a pressão arterial sob controle. 

Unimed Barra Mansa
Rua Juiz Antônio Cianni, n°55 Centro
Barra Mansa - RJ