Dicas de Saúde 11 de Maio de 2018

Cuide bem de sua voz

A voz é um meio essencial da comunicação e deve ser muito cuidada, principalmente, quando é um instrumento de trabalho. Por isso, deve-se evitar o uso do tabagismo; bebidas alcoólicas; de forçar a voz; falar excessivamente quando gripado ou com alguma crise alérgica; cantar abusivamente e sem orientação adequada; gritar e falar em ambientes muitos barulhentos, secos e empoeirados. É aconselhável também evitar falar em demasia e consumir alimentos que causem azia ou má-digestão.

Profissionais que utilizam a sua voz diariamente (jornalistas, cantores e atores, por exemplo) podem estar mais atentos aos cuidados básicos com a saúde vocal, mas, o restante da população negligencia ou desconhece a dimensão dos efeitos negativos que os excessos com a voz podem causar para a sua qualidade de vida.

A voz é uma característica humana que, além de permitir nossa comunicação, denota muitas vezes nossa personalidade e estado de espírito em determinado momento. Chamamos de rouquidão ou disfonia qualquer alteração perceptível na voz. Na maior parte das vezes é uma situação temporária e de resolução espontânea, como no caso das infecções respiratórias.

Entretanto, nos casos em que a rouquidão seja persistente, tal sintoma pode estar relacionado a alterações mais sérias e devem ser avaliadas por um especialista na área. Dentre as causas persistentes, as mais comuns são os nódulos (calos) vocais, pólipos, cistos, papilomas e tumores. A doençacausadora de rouquidão mais temida é certamente o câncer de laringe.

Prevenção

-Evite álcool e o tabagismo.

-Modere o uso de cafeína e bebidas gasosas, principalmente se tiver refluxo.

-Beba água regularmente em temperatura ambiente, em pequenos goles.

-Falar com uma postura correta.

-Evite falar em demasia, especialmente em ambientes enfumaçados e barulhentos.

-Evite gritar ou falar muito alto.

-Usar roupas leves que não apertem a região do pescoço e/ou cintura.

-Evite ingerir líquidos muito gelados ou muito quentes.

-Elimine os hábitos vocais inadequados (pigarrear, tossir e raspar a garganta).

-Mantenha uma alimentação saudável e regular, evitando alimentos muito condimentados e gordurosos.

-Evite a automedicação.

Fonte: Jornow. Simone Rodrigues, fonoaudióloga da Santa Casa de Mauá

 

Unimed Barra Mansa
Rua Juiz Antônio Cianni, n°55 Centro
Barra Mansa - RJ