Dicas de Saúde 18 de Setembro de 2018

De olho nos rótulos dos alimentos

Os rótulos das embalagens alimentícias trazem informações importantes sobre as propriedades nutricionais, valor energético, quantidade de carboidratos, proteínas, gorduras totais, gorduras trans, gorduras saturadas, fibra alimentar e sódio. Além disso, o objetivo do rótulo é alertar os consumidores sobre a presença de lactose ou outros ingredientes que podem causar alergias.

Mas você sabe interpretar o que todos aqueles dados querem dizer? Parece complicado, mas é importante entender para ter consciência do que está consumindo. De acordo com uma norma da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) que regula a rotulagem dos alimentos no Brasil, os rótulos devem registrar a origem do produto, lote e prazo de validade, conteúdo líquido, tabela e atributos nutricionais complementares. Para você entender melhor, o Viver Bem Unimed explica alguns dos principais pontos citados nos rótulos alimentícios, confira:

- %VD: esse item significa a porcentagem do valor diário em relação a uma dieta de 2.000 Kcal). Esses valores referem-se à porção do alimento, de acordo com a descrição que deve estar citada acima, como por exemplo: Refere-se à porção de 200 ml (1 copo);

- Gorduras trans: é um tipo de gordura industrial que tem como objetivo melhorar a textura, como deixar mais crocante, por exemplo, além de aumentar o tempo de duração nas prateleiras. O consumo de gordura trans não é indicado, diante dos malefícios que pode ocasionar na saúde humana. Porém, a indústria pode usar a descrição 0% gordura TRANS, quando o produto apresentar no máximo 0,2g de gordura trans. Mas se você consumir mais do que a porção indicada no rótulo, estará consumindo esse tipo de gordura.

- A lista de ingredientes nos rótulos seguem uma ordem decrescente, isto é, os itens que aparecem em primeiro na lista são os presentes em maior quantidade no produto, por isso, se você tem alguma restrição alimentar, atente-se a isso no rótulo. Por exemplo, se você tem intolerância a amendoim e o produto for processado em alguma máquina que também foi usada para o amendoim, o rótulo da embalagem deve alertar com a informação esse produto pode apresentar vestígios de amendoim ou em caso de lactose, o aviso deve ser ALÉRGICOS: contém derivados de leite e derivado de ovos.

- Nem sempre o diet é sem açúcar, pois ele indica que algum ingrediente específico foi retirado da composição, que pode ser gordura, sódio ou outro item. Para saber se o produto realmente é sem açúcar, é importante procurar no rótulo a descrição sem açúcar ou zero açúcar. Além disso, fique atento à variedade de nomes do açúcar como a sacarose, glicose ou dextrose, açúcar invertido, açúcar demerara, açúcar mascavo. Caso seja encontrada a palavra edulcorante quer dizer que o produto contém adoçante. E mais, o adoçante também tem os nomes: edulcorante aspartame, sucralose, acessulfame K.

Além dessas dicas, a maioria dos produtos industrializados possuem conservantes, corantes, entre outros itens que são ricos em sódio. Dessa forma, opte por alimentos mais in natura ou menos processado, a fim de manter uma dieta mais saudável e balanceada.

Fonte: GloboEsporte.com

Unimed Barra Mansa
Rua Juiz Antônio Cianni, n°55 Centro
Barra Mansa - RJ