Dicas de Saúde 01 de Julho de 2019

Entenda a importância de exercitar os pés

Uma rotina de exercícios físicos engloba um trabalho com diferentes grupos musculares, aprimoramento da resistência e condicionamento físico. No entanto, nesse circuito de práticas há um membro que muitas vezes é esquecido, mas não por isso menos importante: o pé. Pois pés enfraquecidos causam tendinite, fascite (inflamação na planta do pé) e até insuficiência muscular. Além disso, também é necessário cuidar dos dedos dos pés, para evitar entorses, problemas articulares e lesões. Afinal, essas pequenas partes de nosso corpo são responsáveis pela estabilidade dos pés e tornozelos.


É fato que as pessoas não costumam se ater ao fortalecimento dos pés, mesmo na academia, e esse desconhecimento pode acarretar em lesões. Para mudar isso, é importante conhecer o Toega. Trata-se de um tipo de yoga para pés - mais especificamente, yoga para os dedos dos pés. Entretanto, não é necessário ser corredor ou atleta de alto desempenho, pois existem diferentes tipos de movimentos que podem ser praticados por pessoas de todas as idades e tipos físicos, inclusive crianças.

Nada de tênis

O primeiro passo é: esqueça os tênis. Pés saudáveis, para o Toega, não dependem de seus calçados e nem tanto da força que coloca sobre eles, mas o modo como você usa seus pés. Por isso, o ideal é ficar descalço para fazer os movimentos.

Até mesmo pessoas com sobrepeso, obesidade e até com problemas leves de articulação podem praticar exercícios para fortalecimento dos pés, como o Toega. Porém, sempre respeitando os limites ao dobrar os dedos dos pés. Comece os exercícios devagar e sem muita força e vá progredindo. Caso sinta dor, o que não é comum à prática, procure um médico.

Vantagens

Esticar os dedos dos pés constrói flexibilidade, força, equilíbrio e estabilidade ao mesmo tempo. Alguns benefícios adicionais são coordenação, foco, concentração, alegria, diversão e prazer simples.No começo, tanto crianças como adultos podem achar difícil executar os movimentos com os dedos dos pés. Porém, à medida que praticam o Toega, a confiança aumenta.

Ao melhorar a musculatura da fáscia (planta do pé), automaticamente melhoramos nosso padrão da pisada; e que fazer exercícios de fortalecimento de pés descalços são altamente recomendados. Já sobre fazer treinos descalços para fortalecer os pés, é preciso cuidado. Para iniciantes na caminhada ou corrida, recomenda-se andar descalço e fazer Toega no final do treino por alguns minutos.

 Fonte: Minha Vida| Terra

Unimed Barra Mansa
Rua Juiz Antônio Cianni, n°55 Centro
Barra Mansa - RJ