Notícia 02 de Outubro de 2019

Saúde cerebral: cuidados necessários

Um novo estudo da Universidade de Yale, nos Estados Unidos, revelou que uma dieta hipercalórica rica em gorduras saturadas pode estimular uma inflamação no hipotálamo, importante região do encéfalo que controla diversas funções, como o sono, a memória, a reprodução, a sede e a fome. Uma das autoras do estudo, Sabrina Diano, professora do Departamento de Fisiologia Celular e Molecular, Neurobiologia e Medicina Comparativa da Faculdade de Medicina de Yale, afirma ainda que esta inflamação já começa apenas três dias após o consumo do alimento. Médica Especialista em Endocrinologia, Diabetes e Metabologia da UFRJ, a endocrinologista Hariadine Dias acrescenta que o excesso de gorduras saturadas causa ainda a ativação da micróglia (célula relacionada a alterações no Sistema Nervoso Central), o que pode afetar o funcionamento dos neurônios do hipotálamo por consequência de uma inflamação.

– Estudos científicos buscam conhecer a relação entre essa ativação inflamatória e algumas doenças neurológicas, como a doença de Alzheimer, que está associada a alterações da micróglia e tem maior incidência entre obesos – completa.

Mas o cérebro também é feito de gordura. Isso significa que as gorduras não são inimigas do cérebro, a não ser quando há um consumo exagerado, principalmente no que diz respeito às saturadas.

– Lesões de hipotálamo podem predispor pessoas a comer mais e ganhar peso. Como consequência, diversas doenças oportunistas podem aparecer, como diabetes e hipertensão arterial – explica o neurocientista Igor Duarte, membro da Sociedade Brasileira de Neurociência e Comportamento (SBNeC) e coordenador de Pós-Graduação na Faculdade Unyleya.

Segundo Dias, são necessários mais estudos baseados na dieta pouco gordurosa para saber se é possível, com ela, prevenir e tratar doenças cerebrais. O que se sabe é que a micróglia detecta a gordura saturada e envia instruções para os circuitos cerebrais no hipotálamo, estimulando o hábito de uma alimentação progressivamente volumosa.

Igor explica que a dieta pobre em gordura saturada reduz o risco de complicações circulatórias e melhora a perfusão tecidual. Além disso, diminui os processos inflamatórios no tecido cerebral e minimiza o risco de apoptose celular, que é o suicídio ou morte programada da célula por lesão em sua estrutura.

– Uma alimentação rica em vegetais por exemplo, evita a apoptose celular precoce, prevenindo a perda excessiva de neurônios. Esses neurônios preservados serão cruciais nas fases mais avançadas da vida e podem evitar, por exemplo, o aparecimento das demências – ressalta o neurocientista.

A dieta cetogênica, por exemplo, que se baseia numa redução radical de carboidratos, mas no aumento do consumo de lipídios, pode apresentar riscos à saúde se for feita sem o acompanhamento de um especialista. Igor lembra que existem dados sobre a dieta cetogênica que são interessantes no tratamento de epilepsia, e isso não pode ser desprezado. Mas apenas aderir a um programa alimentar sem nenhum critério ou acompanhamento é arriscado.

– Há pesquisas que concluem que a dieta cetogênica tem efeitos colaterais inesperados, como alteração nos perfis lipídicos sanguíneos, homeostase anormal da glicose, aumento da adiposidade, fadiga e desconforto gastrointestinal. Por tudo isto, este tipo de dieta já se mostra potencialmente inviável – afirma Dias.

O importante, explicam os especialistas, é equilibrar os nutrientes.

– O equilíbrio alimentar parece ser a melhor opção, principalmente quando os alimentos de fontes naturais forem priorizados. Não se esqueçam, o médico ou o nutricionista devem acompanhá-lo em sua dieta, seja qual for o objetivo – finaliza Igor.

Benefícios das gorduras, especialmente as insaturadas
Desempenham diversas funções dentro do metabolismo;
São fonte de energia;
São bons isolantes térmicos;
Servem de proteção para o corpo;
O ômega 3, quando não consumido em excesso, tem propriedades anti-inflamatórias;
O ômega 9 tem propriedades de proteção cardiovascular.
Malefícios das gorduras, especialmente as saturadas
Restringem o fluxo sanguíneo ao formar placas de gordura nas paredes das artérias, a chamada aterosclerose;
Elevam a pressão arterial;
Aumentam o risco de doenças cardiovasculares e as isquemias cerebrais;
Aumentam o risco de diabetes tipo 2;
Contribuem para a obesidade;
Geram perda neuronal;
Estimulam inflamações no hipotálamo.

Fonte: Eu Atleta
Imagem: Istock Getty Images

 

Unimed Barra Mansa
Rua Juiz Antônio Cianni, n°55 Centro
Barra Mansa - RJ